1 POR AMOR, 2 POR DINHEIRO

Por: Tomás Duarte

“Seu carro e sua grana já não me seduz” era o que diziam os Racionais MC’s em meados da década de 1990. Anos depois a realidade dos quatro manos mudou, e o quarteto parece formar um novo grupo de rap.

Há 11 anos sem lançar um álbum, mas lançando músicas soltas na internet e fazendo participações em trabalhos de outros rappers, parece que o grupo decidiu quebrar as regras de um jogo que eles mesmos criaram, tirando o rap do amadorismo profissional.

Racionais+Mcs+racionais+1

Os quatro jovens sonhadores da periferia

 

Na capa de aniversário da revista Rolling Stone, Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue conversaram sobre diversos temas, e mostraram-se muito mais amadurecidos, mais preocupados com suas questões profissionais, pessoais e particulares, do que com os temas abordados em suas históricas composições.

O recente disco solo de Edi Rock, mais os trabalhos nos bastidores da música de cada integrante foram fatos que deixaram no ar uma possível separação do grupo. Mas, como o próprio Edi Rock diz em uma de suas composições, “o amanhã é ilusório, o hoje é real”.

Desde o lançamento do último álbum, Nada Como Um Dia Após o Outro Dia, em 2002, muitos dos fãs ortodoxos do rap nacional passaram a observar os Racionais de outro modo, considerando-os “vendidos”. Tal rótulo endureceu recentemente por conta da aparição de Edi Rock na Rede Globo, assim como pelos shows em casas noturnas de “playboys”, e até mesmo pelo abandono das roupas largas por parte de Mano Brown.

As visíveis mudanças do grupo se refletem em algumas de suas novas canções, mas o tom politizado e duro de outras faixas permaneceu, demonstrando que o grupo apenas se adaptou às mudanças do tempo, sem perder a essência. Da velha guarda às novas gerações, o apoio ao grupo já ultrapassou em muito o número de “50 mil manos”.

Seja na Quermesse da Grissom, Capão Redondo, seja na Royal Club, Vila Olímpia, os Racionais continuam com seu discurso cirúrgico e direcionado. Como diria KL Jay, “Acho que os convencemos de que estamos certos, mas eles não assumem que estão errados”.

 

img-1019168-capa-racionais-alta

Racionais MC’s 2013: Edição de aniversário da Rolling Stone