Conscientização Rosa

Por Lucas Tavares

Em 2013 pelo quarto ano seguido a Liga Nacional de Futebol Americano participa no combate ao câncer de mama, o chamado Outubro Rosa, que já virou tradição na mais popular liga esportiva profissional dos Estados Unidos.

A campanha “A Crucial Catch” que tem parceria com a Sociedade Americana do Câncer (ACS), através da cor rosa que é para chamar atenção mesmo, desde 2009 arrecadam dinheiro e o lucro é revertido para a ACS e instituições de caridade. Segundo a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), foram arrecadados mais de US$ 4,5 milhões desde o início da iniciativa em 2009.

A cor rosa foi apenas um optativo pelos jogadores, que a liga dava e não exigia, mas foi muito bem aceita pelos jogadores, utilizando; chuteiras, luvas, protetores bucais, toalhas etc… Depois esses itens eram leiloados, e produtos com a marca rosa comercializados não só pela própria NFL mas também pelos times.

De tão popular, a campanha é reproduzida também na franquia de videogames “Madden NFL”, da EA Sports. Durante a temporada, no mês de outubro os jogadores do game passam a utilizar os acessórios rosa.

Uma curiosidade não tão boa foi de que na temporada deste ano, de tanto querer incorporar tudo no espírito do outubro rosa, a NFL trocou o tradicional pano amarelo para marcar as faltas pelo pano rosa, mas muitas vezes era confundido com toalhas que caíam dos jogadores ou caíam no campo, atrapalhando a marcação de faltas e demais penalidades, mas logo depois foi substituído para o pano amarelo novamente na rodada seguinte. Imagem