Rosa: a cor da prevenção

Por Carol do Valle, Maira Isis e Vivian Vardasca

Outubro é mês dedicado as campanhas de prevenção do câncer de mama, que é um dos cânceres que matam mulheres no Brasil. A campanha conhecida como “Outubro Rosa”, a cor é referência ao símbolo da feminilidade, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

RTEmagicC_3477305424-mulher-maravilha-realizando-o-autoexame.jpg

Mulher Maravilha em campanha para conscientizar sobre o autoexame

O movimento começou nos Estados Unidos, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional  de prevenção do câncer de mama.

Alguns dos fatores para o grande número de diagnósticos tardios é o fato da falta de acesso da maioria das mulheres, o serviço de saúde público brasileiro não consegue suprir a grande necessidade de exames para a descoberta em estágio inicial e tratamento com resultados mais favoráveis a cura.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer , INCA, o câncer de mama  é  relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente, por isso as campanhas que estimulam o autoexame e a mamografia.

autoexame

 

Esquema como realizar o autoexame em casa

O medo de descobrir o câncer, de perder o cabelo ou a cirurgia para a retirada de parte ou a mama inteira, ao mesmo tempo que leva muitas mulheres a prevenção, procura por um oncologista a fim de diagnosticar e evitar o avanço da doença, também afasta outras, por medo das fases do tratamento e acabar perdendo sua identidade.

Ser feminina é ter saúde acima de tudo, o autoexame é só o primeiro passo, a partir dos 35 faça. Prevenir é ser mulher!