A atmosfera de suspense em “Eu, Anna” prende o público

Por Rafael Ihara

As profundas linhas do rosto suspeito de Charlotte Rampling são uma prévia do que esperar do filme no qual ela interpreta a protagonista. “Eu, Anna”, dirigido por Barnaby Southcombe, deixa o espectador curioso do início ao fim do longa (resultado de um excelente processo de edição e do desempenho impecável dos atores que participam da obra).

 

 

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

A produção foi gravada no Reino Unido, na França e na Alemanha em 2012, e conta a história de Anna Welles (Charlotte Rampling), uma mulher misteriosa que vive com a filha e a neta em um pequeno apartamento de Londres. Funcionária de uma loja de móveis em um shopping center, a personagem que dá nome ao thriller frequenta festas destinadas à solteiros que buscam um novo amor (ou a oportunidade de passar a noite com alguém).

Em um desses eventos, Anna conhece um homem irritadiço que é assassinado (por não se sabe quem). Em outra ocasião, também num encontro noturno para solteirões, a mesma mulher conhece o chefe do departamento de investigação da Polícia londrina que está querendo saber quem matou o sujeito com quem a Sra. Welles passou a noite.

 

 

I, Anna [2]

Imagem: divulgação

Dono de narrativa não linear, o longa permite que o espectador compreenda, lentamente, os dramas que envolvem a vida da protagonista. As surpresas vão se revelando pouco a pouco e levam a obra a um final que surpreende a todos. As linhas do rosto da protagonista, que de início transmitiam mistério e suspeita, se transformam em traços sutis que refletem o sofrimento de uma mulher que teve muitas decepções na vida.

Arrependimento, fantasia, imaginação e principalmente culpa são termos que descrevem a trajetória da vida de Anna. Além de prender quem a assiste, a produção cinematográfica é também uma aula de psicologia que faz o espectador refletir se a imaginação não é, em muitos momentos, o combustível que nos faz enfrentar a fria realidade nos cerca.

 

Veja mais em: https://www.facebook.com/IAnnaFilm