Brasileirão Série D

Por André Carlos Zorzi e Gustavo Saad

Estamos no final do mês de setembro, mas três equipes brasileiras já podem considerar seu ano como um sucesso. No último domingo, dia 22, Salgueiro (PE), Juventude (RS) e Botafogo (PB) conquistaram o tão sonhado acesso na série D, e disputarão a terceirona em 2014.

Clube que se profissionalizou recentemente, e desde então conseguiu uma ascensão meteórica, o Salgueiro disputará a série C pela 5ª vez em sua história. Após um começo de ano irregular, sendo lanterna de seu grupo na Copa Nordeste e vice-lanterna na fase principal do estadual, conseguiram surpreendente campanha na Copa do Brasil, eliminando equipes de divisões superiores, como Boa Esporte, Criciúma e Vitória. Com uma campanha repleta de empates, 6 em 12 jogos, e apenas uma derrota o Salgueiro retorna à série C, feito bastante considerável para um clube do interior pernambucano.

Image

Invicto em casa, e após e nos pênaltis para as quartas, o Botafogo tinha pela frente a defesa do Tiradentes, menos vazada de todas as divisões no ano como principal obstáculo (4 gols sofridos em 10 jogos). Com a vitória por 2 x 1 na ida, os paraibanos poderiam até empatar para se classificar, mas venceram por placar mínimo e eliminaram a equipe financiada pela PM cearense.

Pela primeira vez nesta série D o Juventude não venceu seu jogo no Alfredo Jaconi, mas o 0 x 0 garantiu o objetivo principal aos comandados do jovem técnico Lisca, em um dos maiores clubes nesta edição do campeonato, após três amargos anos de quarta divisão. O jogo envolvendo  Mixto (MT) e o Tupi (MG), melhor equipe da 1ª fase, ainda não ocorreu devido a problemas na justiça.