Os novos terninhos

Por Carol do Valle, Maira Isis e Vivian Vardasca

historia-do-terno-executivo-lula-rodrigues

Ternos imagem do site

O terno é uma das mais tradicionais peças da moda masculina e sua história vem de muito longe: os cortes foram criados pela corte de Versalhes que trabalhavam para o rei Luís XIV, que desenvolveram um traje composto por três peças para o rei. O nome terno vem justamente dessa ideia de três peças (calça, casaco e colete).

E a ideia do terno como ele é visto, surgiu durante a revolução industrial, em meados do século XVIII. Mas foi somente no período chamado de Belle Époque, no começo do século XX, que o terno aproximou-se da forma que conhecemos hoje. Neste período, as três peças eram combinadas com o colarinho duro e a indispensável gravata, os paletós possuíam dois ou três botões e as calças eram estreitas.

Os ternos deixaram de ser exclusividade dos homens depois que Coco Chanel, uma das mais conhecidas estilistas contemporâneas, usou um de seu namorado durante a Primeira Guerra.

cores-de-terno-22

Ternos coloridos, imagem do site

Atualmente a utilização do colete vem perdendo força e o terno passa a ser aceito apenas como um conjunto de calça e paletó. E vale lembrar que assim como Chanel, as mulheres incorporaram o uso e que o terninho feminino pode passar por variações, sendo útil para diferentes ambientes, enquanto o masculino se mantém no mesmo estilo, sofrendo poucas adaptações, com alguns modelos coloridos e leves recortes.

Para usá-los sem parecer “coxinha” demais, algumas dicas:

Café Pautado: O que é o jeito “coxinha” de usar terno?

Gabriela Abreu: O mais arrumado possível, muito formal, a pessoa passa a impressão de ser “nerd”, meio inacessível.  Os botões da camisa fechados até a última casa e a gravata perfeitamente alinhada… “Muito coxinha!” (risos).

CP: Como usar terno de maneira divertida sem parecer desleixo, em ambientes que pedem um look mais formal?

GA: Usar acessórios que façam a diferença, detalhes que chamem atenção, incorporar um tênis All Star, menos gel nos cabelos.

CP: Como usar terno feminino no dia a dia?

GA: Usar com jeans e salto. Jeans com qualquer lavagem, shorts menos formais ou de barra italiana, usar legging de couro e uma botinha mais surrada, vestidos fluidos, estampados, e saias.

CP: Terno no verão: Morte ou questão de estilo?

GA: Se for necessário trabalhar de terno, ok, use, mas sou muito a favor do conforto, então se for possível abandonar o terno e  usar só camisa, melhor.