Está chegando a hora

Por André Carlos Zorzi e Gustavo Saad

Faltando nove meses para a estréia na Copa do Mundo da Fifa a seleção brasileira enfrentou mais dois amistosos em sua preparação, restando agora apenas cinco partidas até  a maior competições de seleções, que o Brasil será país sede pela segunda vez.

No dia 7 de setembro, com a presença de 40 mil pessoas, recebeu a Austrália no Estádio Mané Garrincha, palco aonde iniciou a campanha vitoriosa da Copa das Confederações, em junho. A vitória por 6×0, com gols de Jô (2), Neymar, Alexandre Pato, Ramires e Luiz Gustavo não só mostrou a fragilidade da seleção da Oceania, já com vaga carimbada para a Copa, mas também as opções que tem Felipão para repor o grupo. As ausências de Daniel Alves, Hulk, Oscar e Fred, além da contusão de Marcelo ainda no primeiro tempo deram chance para reservas como Maicon, Bernard, Ramires, Jô e Maxwell mostrarem boas apresentações para a torcida nacional.Image

Três dias depois, a nossa seleção esteve no Gillette Stadium em Boston, EUA para o embate contra Portugal. Ao contrário do que ocorreu em Brasília, quem brilhou nessa partida foram titulares absolutos. Em um lance de falha dupla brasileira, Paulinho perdeu a bola na saída da área e Maicon tentou recuar para Júlio Cesar, deixando Raúl Meireles na cara do gol para abrir o placar. Analisando o retrospecto de Felipão, podíamos prever uma vitória portuguesa, já que nessa segunda passagem pela seleção brasileira o treinador não havia vencido nenhuma partida de virada. Provocado por jogadores e torcedores adversários, Neymar cresceu no jogo e ainda no primeiro tempo já havia feito o cruzamento que resultou no gol de empate de Thiago Silva e um golaço ao entrar em diagonal passando por três zagueiros e chutar cruzado. No início do segundo tempo, o craque iniciou a jogada que terminou no gol de Jô, o terceiro do Brasil.

Antes de Maio de 2014, quando será anunciado o grupo que irá para a Copa do Mundo, haverá apenas mais duas convocações. O grupo volta a se reunir no início de outubro para mais dois amistosos nos dias 12 e 15, contra Coréia do Sul e Zâmbia respectivamente. Um mês depois, nos dias 15 e 19 de Novembro, mais dois jogos sem adversários definidos.

Image