Modelos de tristeza

Por Carol do Valle, Maíra Isis e Vivian Vardasca

O mundo da moda está sempre associado a muito glamour e beleza, principalmente por parte de garotas que têm sonhos de se tornarem modelos.
Em busca desses sonhos, muitas são vítimas dos “castings”, os selecionadores já tem um pré-modelo a ser seguido: ser alta, magra, cabelos lisos, quem não se encaixa, é cortada e tem seus sonhos frustrados.

Pelo corpo “ideal”, algumas passam a não se alimentar de forma saudável, desenvolvendo transtornos alimentares como a bulimia e anorexia.
A anorexia é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura.

Os considerados anoréxicos têm um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo normal. Abusando de dietas ou exercícios, além de outros métodos para emagrecer.

anorexiamirror

Um caso que ganhou destaque de forma triste foi o de Daiane Dornelles, 21 anos, conhecida em redes sociais por postar fotos cada vez mais magra, mesmo sendo considerada musa por meninas na faixa dos 14, 15 anos, que faleceu na terça- feira, 20 de agosto, e segundo amigos, a causa foi uma complicação da anorexia, hepatite viral, que deixou o corpo superfrágil.

Muitas pessoas que tem a anorexia podem ter também a bulimia, uma doença na qual há exagero na ingestão de alimentos ou episódios regulares onde come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, vômitos ou abuso de laxantes são métodos para “tentar” impedir o ganho de peso.

Meninas que já sofreram da doença tentam se recuperar, como é o caso de *Ana, de 18 anos, cuja entrevista dada para o blog você pode conferir abaixo.

Entrevista do blog com *Ana.

CP: O que te levou a ter anorexia?

R. Toda vez que me olhava no espelho, eu via que não era aquilo que eu queria para mim, sentia que, naquele momento, eu poderia ser melhor, que ser gorda não me levaria a lugar algum, mas não me via completamente distorcida, apenas me via feia. Esse foi um dos motivos.

CP: Você deixou de comer ou deixou de fazer atividades com seus amigos por vergonha do seu corpo ou até mesmo por vergonha de si?

R. Eu passava dias, semanas sem comer, quando comia, comia feito louca, ai chorava, chorava e chorava, depois vomitava tudo e voltava a chorar. E sim, eu deixei de comprar roupas com medo de pedir numeros grandes, parei de sair porque achava que todas as roupas ficavam feias demais em mim, eu chegava a fazer exercicios até desmaiar

CP: Você está fazendo algum tratamento? Como que é o suporte das pessoas com que você convive, seus amigos e familia?

R. Eu não faço tratamento, mas sou cuidadosa, meus pais não gostam muito de falar sobre isso e minha mãe chora sempre que fala disso ou pensa nisso, minha familia é um pouco fragilizada com isso porque eu realmente quase morri, mas sou grata pelo apoio que tenho de meus amigos e familiares.

*O nome da entrevistada foi alterado para preservá-la.

Para saber mais:

Minha Vida
Casal Sem Vergonha
TodaTeen