Escalada nas pedras quentes

Por André Sampaio

A Austrália é muito conhecida por suas praias e ondas perfeitas, porém em Victoria, no sul do país se encontra o paraíso dos alpinistas: Arapiles ,localizada a 33 km de Horsham(a cidade grande mais próxima) a  montanha  reúne cerca de 2000 vias diferentes, das mais fáceis as mais “impossíveis”. Alpinistas do mundo inteiro se encontram para desfrutar da montanha e de suas famosas vias.

216338_2041757281599_8317527_n

Alpinista em uma das viasExiste um camping em volta da montanha que custa 2 dólares a noite, incluindo um banheiro, porém não existe comércio e nem chuveiros, Um ótimo astral cerca o ambiente, grupos montam “slack lines” , existe uma integração muito grande entre as pessoas de diferentes cantos do mundo.

Cerca de 10 minutos (de carro) do parque existe a simpática cidadezinha, chamada Natimuk, onde se respira escalada. La é possível encontrar mercadinhos, lojas de escalada, café da manhã, e o mais importante; o banho. Famílias e campings cobram de 2 a 5 dólares para usar o banheiro. Uma vez por ano é realizado o festival de filmes de escalada na cidade, onde alpinistas de todos os níveis expõe seus filmes mostrando do que são capazes.

Se você pensa em embarcar nessa viagem, o melhor a se fazer o comprar o guia ilustrado “ Arapiles Selected Climbs ,” onde se encontram todas as linhas da montanha. Um livro indispensável para alguém que queira em escalar o Araps.

vista

Como chegar partindo de Melbourne: capital do estado): pegue o trem para Ararat,chegando em Ararat pegue o ônibus para  Horsham e em Horsham pegue uma linha local para Natimuk, sempre importante checar os horários dos ônibus, pois são muito pontuais.

Para quem pratica o alpinismo, Arapiles é sem dúvida nenhuma um destino certo, além de escalar é possível conhecer novos parceiros para o esporte, novas amizades e principalmente novas habilidades e experiências inesquecíveis.